Mogno Indiano - Chukrasia Tabularis
O Mogno Indiano (Chukrasia Tabularis) é uma árvore decídua, podendo chegar a altura de 30 a 40m de altura, encontrada em regiões montanhosas de altitude de até 1600 metros, da Índia, Blangadesh, Tailândia, Malásia, Indonésia, Butão, Laos, Nepal , Srilanka, Vietnan, Guangdong, Hainan, Zizang, sendo plantada com sucesso em várias outras regiões do mundo, é uma espécie que também desenvolve bem em regiões de clima frio, como a África do Sul e Estados Unidos da América, na faixa de temperatura de 2 a 43 graus. Pode ser plantada em altitudes que varia de 0 até 1.600 metros, encontra-se em solos bem drenados, nas planícies e nos montes, encontrado também em solos calcários, deve ser evitado o plantio em solos úmidos e pesados.
Umas das característica do Mogno Indiano(Chukrasia Tabularis) é ser uma espécie pioneira, capaz de colonizar terra nua, e pode tolerar algum grau de sombra nos estágios iniciais, é uma espécie que rebrota após o corte. Seu tronco é reto e cilindrico e faz sua auto-poda, vantagens estas que torna uma excelente espécie para consórcio com café, pitaia, bananas, citrus e cacau. Pode também ser usada com sucesso para plantio em praças, jardins, arborização de ruas e avenidas.
A madeira do mogno indiano(Chukrasia Tabularis) é muito valorizada pela alta qualidade de trabalho de gabinete, paineis decorativos, marcenaria interior, tais como portas, janelas e piso de luz, e para escultura, brinquedos e peças torneadas, ele também é usado para dormentes, construção de navios e barcos, móveis, instrumentos musicais( incluíndo pianos).
O Mogno Indiano (Chukrasia Tabularis) pode ser consorciado com sucesso com o cedro indiano, com os mognos africanos(khaya niasyca; khaya anthotheca; khaya ivorensis e khaya senegalensis), nim indiano, paricá e outras. Pode ser usado também para consórcio com banana, citrus, goiaba, cacau, café e outras.