Tamareira - Phoenix Dactylifera
ampliar foto

QUER SABER MAIS?
Envie um e-mail ou ligue e agende uma visita em nossas áreas já instaladas.

TAMAREIRA - PHOENIX DACTYLIFERA

 

 

A tamareira  (Phoenix dactylifera) é uma palmeira extensivamente cultivada pelos seus frutos comestíveis, as tâmaras. Pelo fato de ser cultivada há milénios, a sua área natural de distribuição é desconhecida, mas seria originária dos oásis da zona desértica do norte de África, embora haja quem admita uma origem no sudoeste da Asia. É uma palmeira de média dimensão, de 15 a 25 m de altura, por vezes surgindo em touçeira, com vários troncos partilhando o mesmo sistema radicular, mas em geral crescendo isolada. Com  folhas de   até 3 m de comprimento, com pecíolo espinhoso e cerca de 150 folíolos. Cada folíolo tem cerca de 30 cm de comprimento e 2 cm de largura.

A tamareira Phoenix Dactylifera produz frutos comestíveis que são verdadeiras iguarias na culinária mundial, tendo portanto excelente preço no mercado, podem ser comercializadas ao natural bem como na forma de frutas secas mas comumente encontradas  em supermercados e lojas do ramo, além de ser uma palmeira belíssima, produz uma grande quantidade de frutos.

A  tamareira cresce  bem em regiões tropicais, temperaturas abaixo de 7°ou acima de 45° atrasa o desenvolvimento das plantas. A tamareira prefere solos com ph de 5,5 a 6,5, podem ser reproduzidas usando sementes ou por rebentos que nasce ao lado da planta mãe.

O espaçamento a ser usado: 6x6m ou 8x8m, é uma palmeira muito exigente em água, podendo ser comparado com o coco da bahia ou coco anão.

Em lugares como Dubay ; Marrocos; Egito; Israel , é muito comum encontrá-las nos jardins mais belos e também no sombreamento de grandes Avenidas e aruelas.