Oliveira ( Azeitona )
ampliar foto

QUER SABER MAIS?
Envie um e-mail ou ligue e agende uma visita em nossas áreas já instaladas.

OLIVEIRA ( AZEITONA ) - OLEA EUROPAEA L.

        A OLIVEIRA é uma planta de origem Europeia. Sua origem estende-se da região geográfica que vai do Sul do Cáucaso até as Zonas costeiras da Síria. Na Grécia antiga já se falava das oliveiras,  A Deusa Palas Atenas, teria trazido uma oliveira capaz de produzir óleo para iluminar a noite e suavizar a dor dos feridos, fornecendo alimento rico em sabor e energia. É uma planta de grande porte, mas , nos plantios comerciais, devido as podas, a copa não atinge grandes alturas. O seu tronco é retorcido e a planta pode sobreviver por mais de 1000 anos. Com o desenvolvimento e colonização das Américas, estendeu-se pelo novo mundo, sendo na atualidade, também cultivada em países como África, China, Japão, Austrália, Argentina, Chile e sendo introduzida no Brasil.

       Gomes(1979) enfatiza a importância da olivicultura desde os primôrdios da civilização.Relata sobre o sinal trazido à Noé pela pomba após o dilúvio, que foi um ramo de oliveira. A Bíblia refere-se à oliveira como símbolo de beleza,sabedoria e retidão. Ainda, a planta tem significado histórico no desenvolvimento humano.

       Diante de tais fatos e observando a variedade climática em nosso território, percebe-se que o Brasil tem capacidade e microclimas favoráveis ao plantio em larga escala de oliveira, visto que o consumo dos brasileiros apresenta crescimento anual, fator que consolida nosso país como um mercado promissor, tanto de azeite de oliva quanto de azeitona de mesa, além do que seu cultivo poderá diminuir os gastos com importações.

O AZEITE

O azeite é um produto alimentar, produzido a partir da azeitona, fruto advindo das oliveiras. Um alimento antigo, clássico da culinária contemporânea e nos dias atuais presente em grande parte das cozinhas. Além  dos benefícios para a saúde,  o azeite adiciona a comida um sabor e aroma peculiares.

OS MAIORES PRODUTORES:

-Espanha com cerca de 35% das plantações

-Itália  com 20%

-Grécia com 18%

-Turquia com 8%

-Tunísia com cerca de 7%

-Síria com cerca de 6%

-Outros 6%

O BRASIL é o 2° (segundo) maior importador de azeitonas, com cerca de 52 mil toneladas. Está entre os 8 maiores importadopres de azeite com cerca de  30 mil toneladas/ano.

Temos mudas das Variedades:

Alberquina ; Grapolo , Galega; Mission, Koroneike, ascolano, picual, manzanila e outras.