Mogno Africano - Khaya Senegalensis
ampliar foto

QUER SABER MAIS?
Envie um e-mail ou ligue e agende uma visita em nossas áreas já instaladas.

 

MOGNO AFRICANO - KHAYA SENEGALENSIS

 

O Khaya Senegalensis é uma espécie heliofita, ideal para compor projetos de reflorestamento comercial e para compor projetos de consórcios com café, banana, cacau, goiaba e citrus, seringueira, e pode ser usada também em  consórcios com pastagens. É uma árvore extrema beleza,  de porte elevado, em terrenos com boa nutrição e condições satisfatórias de umidade, pode chegar as 50m de altura. O seu tronco é retilineo.  Espécie ideal para plantio em regiões com índices pluviométricos compreendidos entre 800 a 1600 mm de chuvas por ano, responde bem a irrigação.

 

Pertence a famíilia das meliaceas, sendo portanto da mesma família do cedro australiano, do mogno indiano(chukrásia tabularis), do nim e da andiroba. Sua madeira é de excelente qualidade, tem coloração avermelhada, sendo fácil de trabalhar , tem elevada durabilidade, com usos na indústria moveleira de luxo, construção naval, na indústria de instrumentos musicais , e tem grande demanda nos países de Europa e Asia.

 

Sua ocorrência natural é: África Ocidental, Costa do Marfim, , Gana, Togo, Nigéria e Sul de Camarões.

 

No Brasil está apresentado um excelente desenvolvimento nas Regiões Centro-Oeste , Nordeste e Sudeste , onde está apresentando os melhores resultados. Para Região Sul, o Khaya Niasyca e Anthotheca são mais indicados  por serem mais tolerantes a baixas temperaturas.