Neen ou Nim Indiano
ampliar foto

QUER SABER MAIS?
Envie um e-mail ou ligue e agende uma visita em nossas áreas já instaladas.

NEEN INDIANO (Azadiractha Indica)

 

O Neen Indiano pertence a família das meliaceae, a mesma do mogno e do cedro, são árvores frondosas, podendo atingir até 30m de altura e 2,5m de circunferência, nativo de todo Subcontinente Indiano, é resistente a seca , mas a precipitação ideal para seu crescimento está entre 800 a 1800mm anuais, desenvolve-se melhor em solos arenosos profundos e bem drenados, prefere solos com ph entre 6,2 a 7,0, é exigente em boro, zinco e potássio, é muito exigente em luz, desenvolve-se melhor até altitudes de 700m. É utilizada a mais de 2000 anos na Índia para controle de insetos pragas( mosca branca, minadora, brasileirinho, carrapatos, lagartas e pragas de grãos armazenados), nematóides, alguns fungos, bactérias, na medicina humana e animal, na fabricação de cosméticos, reflorestamento, como madeira de lei, adubos, assim como no paisagismo.


O NEEN INDIANO produz madeira de excelente qualidade, as propriedades da madeira do neen se parece com as do mogno, produz madeira pesada, mas fácil de trabalhar, polir e colar. É usada na fabricação de móveis, na fabricação de carroças, ferramentas manuseavéis e implementos agrícolas, sua madeira é resistente ao ataque de cupins e a formigas brancas.


É considerada a “ árvore da vida”, devido as propriedades medicinais e terapêuticas encontradas nas sementes; folhas e casca. Já é comprovado que as propriedades inseticidas e bactericidas encontradas no neen, combate a mais de 400 tipos de pragas e insetos existentes na natureza.


Na pecuária é usado para controle de verminoses; carrapatos ; bernes e mosca do chifre, etc. Na agricultura, sua ação é comprovada para o combate de mais de 400 tipos de pragas e insetos. Na indústria farmacêutica, é utilizado para produção de creme dental; samphoo; sabonetes ; óleos; gel; cremes para pele; etc.


AS PRINCIPAIS AÇÕES DO NEEN :
a)-anti-alimentícia para inseto ou repelência
b)-interrompe o crescimento do inseto por provocar distúrbios na ecdise( troca de pele dos insetos)
c)-provoca distúrbios fatais nos insetos adultos, caso as fases jovens se alimentem de plantas tratadas
d)-diminui a postura e mata os ovos dos insetos
e)-nematicida, reduz a população de nematóides fitófagos
f)-fungicida( por exemplo, faz o controle da ferrugem do fejoeiro, 95% com extrato de folhas)
g)-bactericida, inibe o crescimento de algumas espécies de bactérias. Deve ser salientado que o princípio ativo do neen, não provoca a morte imediata do inseto, mas a interupção de seu crescimento e consequente diminuição da população da praga, se enquadrando perfeitamente no conceito de controle biológico.
O NEEN INDIANO é  uma espécie muito indicada para consórcio com outras espécies de madeiras nobres, como por exemplo, podemos citar: o mogno nacional; o mogno africano; o cedro australiano; o cedro indiano; o eucalipto citriodora e o pau-dálho,etc. Pode ser utilizado com sucesso para o sombreamento de lavouras cafeeiras, consórcio com LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA.
Sua expectativa de corte para serraria, é a partir de 15 anos.