Mogno Africano Khaya Ivorensis
ampliar foto

QUER SABER MAIS?
Envie um e-mail ou ligue e agende uma visita em nossas áreas já instaladas.

KHAYA YVORENSIS OU KHAYA IVORENSIS

 

O MOGNO AFRICANO - Khaya Yvorensis ( ivorensis ) , é  originário  da África Ocidental; Costa do Marfim; Sul de Camarões, Nigéria , Togo e Gana, é mais comum de ser encontrado nas Zonas de ALTA PLUVIOSIDADE  DA FLORESTA ALTA, localiza a partir da COSTA DO MARFIM E GABÃO. Em GANA  é encontrada em FLORESTA OMBROFILA DENSA,  e em ZONAS ÚMIDAS SEMIDECÍDUA. Uma espécie que tolera sombreamento, na fase jovem, é resistente ao ataque da broca da ponteira.

 

O Mogno Africano Khaya ivorensis por ser nativo de regiões de clima quente e com alto índices de chuvas, tem seu desenvolvimento melhorado em regiões onde o índices de chuvas são superiores a 1 400mm anuais. A espécie é muito sensível ao frio. devendo seu plantio ser evitado nas localidades onde os invernos são muito frios. Em solos áridos onde os índices de chuvas fica abaixo de 1200 mm anuais, a variedade ivorensis  não é a mais indicada, porque esta espécie é provida de folhas grandes, e com a longa estiagem do inverno,  perderá muita água pelas folhas,  prejudicando assim o seu desenvolvimento.


Esta espécie pode ser usada com sucesso para plantios em consórcio com outras espécies nobres também de crescimento rápido, poderiamos sugerir para este consórcio : o mogno indiano( chukrásia tabularis), o neen indiano, a acácia mangium, o cedro australiano, o cedro indiano, o guanandi, o paricá e o pau de balsa, etc. Está espécie pode ser usada em sombreamentos de lavouras cafeeiras, em consórcios com bananas, goiaba, cacau, seringueira e outras,  e para o trinômio “LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA”.


O MOGNO AFRICANO - Khaya Yvorensis ( Ivorensis )é uma árvore de porte elevado e tronco reto, em plantios bem manejados e em solos com boa fertilidade e boas condições hídricas, pode alcançar os 40m de altura e diametro superior a 1,00 m na altura do peito.


A madeira do MOGNO AFRICANO - Khaya Yvorensis (Ivorensis)  é usada na fabricação de móveis de luxo, usos na indústria naval e acabamentos interiores de contruções.