Mogno Brasileiro
ampliar foto

QUER SABER MAIS?
Envie um e-mail ou ligue e agende uma visita em nossas áreas já instaladas.

Swentenia Macrophylla
Nomes Populares: Aguano ; Uraputanga

 

O MOGNO BRASILEIRO é uma espécie de crescimento rápido, possui tronco reto, em solos com boa fertilidade, pode chegar até 30 metros de altura e  80cm de diametro.


A madeira do MOGNO BRASILEIRO  é usada para fabricação de mobiliário de luxo; objetos de adornos; acabamentos internos de construção civil e diversos outros usos nobres. É uma árvore muito ornamental , podendo ser  usada com sucesso na arborização de parques e jardins.


Está espécie não deve ser plantada sozinha, mas em consórcio com  outras espécies, para amenizar  o ataque da BROCA DA PONTEIRA. Como sugestão  para consórcio, podemos sugerir: O Cedro Australiano; O Neen Indiano; O Eucalipto Citriodora  e o Pau Dalho. Sua madeira é muito valorizada no mercado internacional,  com valores que pode superar os R$ 5.000,00(cinco mil reais ) o metro cúbico.


A expectativa de corte do MOGNO BRASIEIRO em projetos bem manejados é a partir de 12 anos. A BROCA DA PONTEIRA é o maior inimigo do Mogno Brasileiro, nos 2 primeiros anos do plantio. Mas com o plantio sendo feito juntamente com outras espécies, mas o uso de um inseticida desenvolvido para este controle, já fica viável o plantio desta espécie tão valiosa.